Alegria do Jovem
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreia-se teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, pela vista de teus olhos, mas sabe que por toda estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta pois a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. (Eclesiastes 11:9,10).
Amada juventude do Senhor Jesus Cristo, é uma satisfação ser um instrumento de Deus ao seu coração. Espero que este estudo que faremos venha contribuir com seu crescimento e amadurecimento espiritual, proporcionando experiências inesquecíveis com Jesus Cristo. Nossa intenção neste estudo é de orientá-lo com relação a sua mocidade.
Salomão, ao ser usado pelo Espírito Santo para escrever aos jovens, começa nesses versículos mencionar e descrever o entusiasmo e a alegria que permeiam a mocidade . Por isso falaremos da alegria por ser uma característica marcante no jovem. Levando em consideração esta qualidade, podemos perceber com facilidade quando um jovem esta passando por algum problema, uma vez que, alegria e a formosura do rosto é que lhe dá um vistoso brilho. Como esta escrito em provérbios 15:13. “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela a dor do coração o espírito se abate".
Os jovens irradiam por onde passam, sua face estampa formosura que é o reflexo de um coração alegre. Seu entusiasmo deixa o rastro da conquista, seu suor o cheiro da perseverança, seu sorriso é a estampa de seus sonhos, seu olhar o brilho da esperança de uma visão que esta viva em seu coração, o seu calor o gosto pela vida e o seu desejo de vencer.
Talvez seja este o motivo pelo qual o Apóstolo João escreveu: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus esta em vós, e já vencestes o maligno”. (I João 2:14b).
De onde será que vem toda esta alegria do jovem? E o que o faz tão forte e decidido como temos visto? O Apóstolo João diz: “Eu voz escrevi, jovens, porque sois fortes,”. Eu acredito que a força do jovem esta na sua alegria e satisfação de saber que esta alegrando o Senhor. Como diz em Neemias 8:10 “Não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.” O jovem canaliza toda a sua força e energia em alegrar ao Senhor. Seu desejo de servir na obra do Senhor é um marco presente em sua vida. Podemos ver a disposição e dedicação mobilizarem recursos para andamento e execução da obra do Senhor. A alegria e a força dos jovens são elementos de extrema importância na obra do Senhor. Minha esposa, costuma fazer uma comparação do jovem e do ancião na obra do Senhor: Como sendo o ancião o motor e o jovem a gasolina, que podemos traduzir o jovem como tendo a força e o ancião a experiência. Temos a consciência que esta força que o jovem possui é uma provisão do Espirito Santo para capacitá-lo a vencer o maligno. Paulo diz: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” ( Ef.6.10 ).
Outro elemento que faz o jovem forte e capaz de vencer o maligno, é a palavra de Deus. Dando continuidade a descrição do Apóstolo João em relação ao jovem ele diz: “E a palavra de Deus está em voz, e já venceste o maligno". A palavra de Deus é um instrumento que gera força ao jovem diante das lutas, ela é a arma para o jovem contra as hostes malignas; ou seja é uma arma de ataque como esta escrito em Hebreus 4:12 “A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes”. Ela é a espada do Espírito segundo Efésios 6:17. Com ela, o Espírito peleja por nós, e através de nós contra o maligno. Ela também é uma arma de defesa contra os ataques de satanás, contra seu dardos inflamados. Ela é escudo. Como nos fala em provérbios 30:5 “toda palavra de Deus é perfeita, escudo é para os que nele confiam”.
Provérbios 20:29a diz: “Que a glória dos jovens é a sua força”. Isso significa que o seu brilho e o seu destaque esta em sua força. Ou seja, Jesus revestiu os jovens com sua força para através dEle fazer brilhar a sua glória que o fará destaque em relação aqueles que não servem a Cristo. Na igreja a força do jovem faz brilhar a glória de Jesus no que se refere aos trabalhos de evangelismo, e a vivacidade dos cultos. O jovem se destaca quando a situação pede entusiasmo e energia. Mas, esta força tem que ser canalizada e aliada a experiência dos anciãos, o que resultará numa potência nas mãos de Jesus e na ação do Espírito Santo. O jovem também é um vencedor como continua descrevendo o Apóstolo João. “ e já vencestes o maligno”. O Apóstolo João afirma que o jovem já venceu o maligno, ele não disse que ainda vai vencer. Ele afirma que Deus conferiu aos jovens todos os recursos necessários para vencer o maligno. Estes recursos são de ordem emocional, psicológica, física e espiritual. Como Paulo também confirma. “Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou". O Apóstolo Paulo diz nesse versículos que somos mais que vencedores, mas não na nossa força, mas por meio de Jesus que nos amou. Pois se lutarmos na nossa força não teremos êxito, seremos envergonhados. Como diz em Jeremias 17:5.”Assim diz o senhor: " Maldito o homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço forte, e cujo o coração se aparta do Senhor" . O versículo não esta dizendo que aquele que não confia no seu próximo é maldito. O versículo diz que aquele que confia em si mesmo e faz da sua carne a sua força é maldito. Jovem você é forte mas esta força não é sua, ela vem do Senhor. Se você quer continuar sendo um vencedor contra o maligno, seja humilde não se apóie no seu conhecimento e na sua sabedoria.
Como vencer o maligno? O Apóstolo João responde em Apocalipse 12:11 “Eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram a suas vidas até a morte".
A primeira coisa necessária é ser purificado pelo sangue de Jesus. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz esta, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado”. I João 1:7.
A segunda coisa necessária é ter testemunho de vida. Dar bom testemunho em casa, na escola, no trabalho, e na sociedade.
A terceira coisa necessária, é não ser egocêntrico. Ou seja, não viver para si mesmo buscando seus próprios interesses, suas vontades aos invés de buscar as do Senhor. Em Mateus 16:25, Jesus disse: “Pois aquele que quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á ".
Em quarto e último lugar é necessário não viver na prática do pecado. O Apóstolo João ensina: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive no pecado; antes o guarda Aquele que nasceu de Deus, e o maligno não lhe toca”. I João 5:18
Amado jovem, quando nos guardamos do pecado ou da prática do pecado somos guardados por Deus e o maligno não pode nos tocar. Com isso temos a vitória constante contra o maligno. É por isso que o Apóstolo João diz: que nós já vencemos o maligno porque perdemos nossa vida por amor a Cristo, não vivemos no pecado, fomos purificados pelo sangue de Jesus Cristo e damos testemunho da sua palavra. Nessa condição a nossa alegria será conhecida diante de Deus e dos homens. Se assim procedermos com compromisso de alegrarmos ao Senhor, Ele nos fará fortes. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto esta o Senhor Filipenses 4:4;5".
Espero jovens que este estudo tenha te edificado. Desejo tê-lo como leitor do próximo estudo que terá por tema A diversão do jovem. Até breve!