Beleza é fundamental?
A beleza é algo cultuado por alguns desde a época antiga, tanto por homens como por mulheres. Será a beleza algo assim tão importante, imprescindível?
Nos tempos antigos rainhas banhavam-se com óleos, leite, perfumes, etc.
Uma mulher para se “apresentar” diante do rei, ela ficava doze meses para ser tratada e embelezada. Seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias como perfumes e ungüentos.
Nos nossos dias também não é diferente, pois a vaidade está em todo lugar, mulheres em academias, clinicas de estéticas das mais avançadas possíveis, sendo submetidas à cirurgias plásticas e até morrendo em cima de uma mesa de operação em prol dessa “beleza”.
A mídia de uma forma muito forte e influente dita o padrão de beleza, e muitos voluvelmente a seguem, modelos totalmente abaixo do seu peso, que se alimentam mal para manter essa vaidade, e são simplesmente irmã e amigas não se deixem iludir com isso, por mais bonita que uma pessoa seja, ela irá envelhecer, pois tudo passa, investimos em algo passageiro ou em algo que nunca se acaba e que é eterno?
A bíblia diz em provérbios 31.30 “Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor esta será louvada”.
Desse versículo podemos extrair:
Enganosa é a graça?
Quando o profeta Samuel foi levado pelo Senhor à casa de Jesse, para ungir o rei de Israel dentre seus filhos; Samuel viu a Eiobe e disse consigo: certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: não atentes para a aparência, nem para a sua altura porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração. Podemos constatar perfeitamente que se não fosse o Senhor, Samuel seria enganado.
A formosura é vaidade?
A palavra vaidade vem da mesma raiz que a palavra vã, em algumas traduções este versículo está escrito com a palavra vã. Que no dicionário significa fútil, insignificante, ilusório, inútil.
Então a beleza é algo enganador e insignificante? A palavra do Senhor diz que sim.
Mas o versículo continua: mas a mulher que teme ao Senhor está será louvada.
A mulher que teme e ama o Senhor, ela será feliz, honrada e elogiada; porque o próprio Deus fará com que seja assim.
A bíblia diz mais em provérbios 31.10 “Mulher virtuosa quem achará? O seu valor muito excede o de rubins.
A mulher que tem virtude, isto é: disposição firme e constante para a pratica do bem: tem o seu valor e este é eterno.
A você amada irmã que é casada ou deseja-se casar, o versículo 11 continuado diz: Que o coração do seu marido está nela confiado. O seu marido confia nela, não pela beleza, mas pela sua virtude, ele sabe quem realmente ela é, pois é uma mulher confiavél.
Em 1ª Pedro 3.3 “Não seja o ardono da esposa o que é exterior como frisado dos cabelos, adereços de ouro, aparatos de vestuário.
Sejam porém o homem interior do coração unido ao incorruptível. Trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
Vamos entender bem este versículo, o nosso irmão Pedro não está dizendo que a mulher deva ser desleixada, ou que não possa se cuidar para seu marido, muito pelo contrario a mulher deve estar sempre se cuidando.
Mas insto não é o principal, pois o seu verdadeiro adorno vem do interior que agradará tanto o seu marido como também ao Senhor.
A palavra do Senhor diz em Mateus 6.21 “Porque onde estiver o teu tesouro aí também o seu coração.
É! E onde estiver o nosso coração e aí onde mais (investiremos) priorizamos.
Somos a noiva e amada do Senhor, e muito breve se dará o nosso casamento com o nosso amado Rei Jesus. Assim como aquelas mulheres se embelezaram durante doze meses com especiarias para se apresentarem diante do rei; muito mais nós, devemos nos preparar para estarmos lindas para nos encontrar com o nosso Rei e Ele nos deixou também um ajudador que é o Espírito Santo, com o qual podemos e devemos contar para este “embelezamento”.
E aí? Afinal, beleza é fundamental?
Sim! A beleza interior, esta sim é fundamental.
Pois Aquele que começou a boa obra em vós (nós) há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6.
Em memória, Vitória Lucia Silva Pereira.